Sandra Poulson

Sandra Poulson é uma artista interdisciplinar angolana, investigadora e praticante da moda que vive em Londres.

Com formação académica em Design de Moda, um artista estudou na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (2013-2014), London College of Fashion (2015-2016), e licenciou-se no Bacharelado em Design de Moda com Impressão na Central Saint Martins (2016-2020).

A sua prática discute a paisagem política, cultural e socioeconómica de Angola como um estudo de caso para analisar a relação entre  História, tradição oral  e  estruturas políticas globais.

A sua prática utilização a  família  e  uma memória social herdada de  Angola colonial e da guerra civil para desmantelar  a Angola contemporânea  através de estudos semióticos de objetos culturais comuns, como artigos domésticos, como actores nas transformações políticas e culturais em curso. O que atrai inerentemente como colocadas colocadas pela obra para a  tarefa de descolonialidade.

A sua obra revisita recorrentemente o corpo como espaço liminar de discussão, operando de forma interdisciplinar através de meios como a escrita, a fotografia, a hipernotação e os documentos, os meios mistos, a colagem, o desenho, a gravura, a performance e o vídeo . Tendo a moda como uma forma de investigação que reconhece os artefatos em estreita proximidade com o corpo, sua prática investiga fortemente a confecção e o extravio de vestimentas, como metodologia de pesquisa e produção.

Entre várias coletivas, Poulson expôs na Bienal de Lagos em 2019, e ganhou o Prêmio Mullen Lowe Nova 2020, o Prêmio de design e inovação, permanente ao projeto de pós-graduação mais proeminente da Central Saint Martins, com o conjunto de obras ‘Um Arquivo Angolano ‘.

Download Biography