Kiluanji Kia Henda

Nasceu em Angola em 1979, vive e trabalha em Luanda.

Kiluanji Kia Henda é um autodidata que um trampolim profundo para este reino vem de crescer em uma família de entusiastas da fotografia. A sua vanguarda conceptual foi aguçada mergulhando na música, no teatro de vanguarda e na colaboração com um colectivo de artistas emergentes na cena artística de Luanda.

Em sua prática, usa a arte como método de transmissão e construção da história. Mais do que juntar as peças de um quebra-cabeças de episódios históricos diversos, Kia Henda explora a fotografia, o vídeo, a performance, a instalação e o objeto-escultura para materializar narrativas fictícias e deslocar os fatos para diferentes temporalidades e contendas.

Usando humor e ironia, ele interfere em temas como identidade, política, percepções do pós-colonial e do modernismo na África. Trabalhando em pervertida cumplicidade com o legado histórico, Kia Henda vê o processo de apropriação e manipulação dos espaços e estruturas públicas e como diferentes representações que fazem da memória coletiva, como um tez relevante de sua construção estética.

Download Biography