Lost & Found

24 Jan, 2020 - 28 Mar, 2020

Lost & Found
Perdidos & Achados

Na exposição individual ‘Lost & Found’, Binelde Hyrcan partilha a sua forma de ser e estar no mundo, agraciando-nos com a sua vasta dimensão orientada por uma incrível apreciação pelas imperfeições da vida, brincando com os limites da nossa percepção do verdadeiro e do falso, do real e do irreal.

A instalação retrata a fantástica descoberta de um objecto estranho numa praia da Ilha de Luanda. O achado atrai uma multidão curiosa que tece todo o tipo de conjecturas sobre o que será. O acontecimento é captado em vídeo e transmitido no noticiário da noite. Luanda, a cidade onde tudo acontece, está novamente na ribalta das notícias nacionais e internacionais por mais uma estória daquelas que vale a pena contar: ‘pescador encontra satélite’.

O imaginável furor das manchetes mundiais é capturado nas pinturas, os jornais e revistas que teríamos guardado para memorizar o acontecimento insólito. O vídeo ‘Lost & Found’, apresentado numa antiga televisão, a reportagem que teria se tornado viral nas redes sociais. Já a obra central da exposição, a escultura ‘The Object’, revela a singular acuidade do artista ao (re)criar em pormenor realístico, com vasos de plástico e tambores de metal, contraplacado e arame, soldadura e foguear, a fuselagem danificada de um engenho despenhado ‘verdadeiramente encontrado em Angola’.

Em ‘Lost & Found’, o artista demonstra a sua sagacidade criativa e a originalidade da sua abordagem humorística de questões complexas. Pelo simples e pelo inesperado, somos simpaticamente convidados a rir e olhar atentamente para possibilidades além da nossa imaginação.

Sem tomar partido, pelo incrível e pelo absurdo, Binelde Hyrcan lida com nossas mais profundas ansiedades através do alívio cómico, lembrando-nos que a vida, por mais imperfeita que seja, tem seus belos momentos.

Tila Likunzi, Curadora

.